Crédito da foto: Nereu Júnior.
Espetáculo Órfãs de Dinheiro abre os trabalhos no sábado, dia 6 de maio, no Centro Cultural Urucuia. Programação gratuita vai até 24 de junho
O Conectart foi idealizado pela atriz e produtora Lice Calixto a partir da vontade de trazer à Belo Horizonte um pouco das vivências que teve ao fazer um curso de teatro na renomada Odim Teatret, na Dinamarca. A primeira edição foi em 2019 e contou com a participação do antropólogo Eugênio Barba. Na época, oficinas, exibição de filmes e apresentação de um espetáculo da escola dinamarquesa, da artista Julia Varley, compuseram a programação.
O nome do projeto sugere a conexão que motivou a iniciativa da atriz. “Surgiu a partir da vontade de contribuir e fortalecer a cena cultural de Belo Horizonte. Assim decidi criar uma iniciativa que pudesse aproximar o público de Belo Horizonte de diferentes manifestações culturais do mundo, fazendo conexão com artistas internacionais. A ideia continua sendo a de estimular a participação, a troca de experiências e o engajamento com outras expressões artísticas”, diz Lice Calixto.
Nesta edição do Conectart, “A arte que transforma”, traz uma proposta que busca a descentralização de diversas atividades artísticas para alcançar públicos variados. A programação inclui teatro, música, circo, exposição artística e oficinas de todos esses segmentos. O projeto convida os artistas mineiros Matheus Andres com uma exposição de fotografia, a atriz Inês Peixoto com apresentação do espetáculo teatral “Órfãos da Terra”, show da banda “Pepe já tirei vela” e espetáculo circense com os artistas Marilia Pires e Pablo Barcellos, todos em Centros Culturais. Apesar de gratuitas, as inscrições são limitadas e precisam ser feitas antecipadamente, no Sympla.
Programação
Espetáculo ÓRFÃS DE DINHEIRO –
Centro Cultural Urucuia – 6 de maio às 19h
Sinopse: Órfãs de dinheiro traz a história de três personagens femininas em situações diferentes de vulnerabilidade. Uma mulher vendida para exploração sexual ainda criança, uma refugiada que luta pela própria sobrevivência e de seu bebê e uma empregada sonhadora. No espaço cênico, apenas uma canoa – presente nas três narrativas – confere à encenação a simbologia de uma travessia que deve ser realizada. Os relatos convidam o público a refletir sobre a necessidade de emancipação econômica da mulher e da importância do direito à escolaridade como requisitos básicos na luta contra a desigualdade de gênero.
Para retirar ingressos: https://www.sympla.com.br/
Oficina Teatral: Oralidade e teatralidade
Centro Cultural Venda Nova – 20 de maio das 14h às 17h
Abordagem: Oficina de narração de histórias, através da tradição oral e as vertentes da teatralidade, narração de histórias, exercícios rítmicos, e abordagem e contos tradicionais.
Público-alvo: Jovens e adultos interessados no fazer teatral.
Duração: 1 aula
Carga Horária: 3 horas de oficina
Total de vagas: 30
Oficineira: Sheila Oliva (atriz e diretora de teatro)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/
Oficina teatral Método Declan Donellan
Centro cultural Venda Nova – 27 de maio das 14h às 17h
Abordagem: Estratégias de atuação a partir da metodologia de Declan Donnellan, para o desbloqueio do ator e o desenvolvimento de uma atuação viva, crível e verdadeira. A metodologia parte da apresentação do autor e sua teoria do Alvo, com esperimentos práticos de estratégias de atuação.
Público-alvo: atores, estudantes de teatro e pesquisadores
Duração: 1 aula
Carga horária: 3 horas
Número de vagas: 30
Oficineira: Lorena Jamarino (atriz e pesquisadora)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/
Show Pepe Brasuca
Centro cultural Pampulha – 3 de junho às 19h
Pepe já tirei vela é uma banda belo-horizontina que mistura o jazz instrumental com música brasileira
Exposição fotográfica Protoestrelas
Centro Cultural Pampulha – Inauguração em 3 de junho às 19h. A exposição vai até o dia 30/06.
Exposição fotográfica do artista multidisciplinar Matheus Andrade. Uma Protoestrela é uma estrela em formação. A mostra compara o fenômeno de surgimento das estrelas com a formação potente da juventude nas comunidades e aborda a crise da cultura e da produção artística nas periferias.
Oficina de fotografia, arte e comunidade
Centro Cultural Pampulha – 15 de junho às 9h e 22 de junho às 14h
Abordagem: Estimular e desenvolver no aluno diferentes formas de enxergar o mundo a seu redor, mostrando o poder que a fotografia tem de transmitir mensagens.
Público-alvo: jovens e adultos interessados em linguagem artística.
Duração: 2 aulas
Carga Horária: 2 horas de oficina
Total de vagas: 30
Oficineira: Luiza Klinke (artista e designer)
Inscrições 15 de junho: https://www.sympla.com.br/
Inscrições 22 de junho: https://www.sympla.com.br/
Espetáculo de Circo “TEM VAGAS”
Centro Cultural Urucuia -17 de junho às 14h
Sinopse: Após uma debandada geral no circo onde trabalhavam, os palhaços Lamparina e Merengue ficam em “um mato sem cachorro”. Para sair dessa enrascada eles partem em uma jornada de testes e entrevistas para contratar novos artistas para a trupe e os candidatos são o público.
A partir do universo circense como palco, o espetáculo é uma divertida reflexão sobre as dificuldades no mercado de trabalho e os desafios de recomeçar.
Inscrições:https://www.sympla.
Oficina de Circo Sensibilização circense
Centro Cultural Urucuia – 17 de junho das 10h às 12h
Abordagem: Uma iniciação às práticas circenses, passando por diversas
modalidades como: treinamento corporal, malabares, portagens e jogos lúdicos.
Público-alvo: Crianças e jovens
Duração: um dia
Carga horária: 2 horas aula
Total de vagas: 30
Oficineiros: Marília Pires e Pablo Barcelos
Incrições: https://www.sympla.com.br/
Serviço: CONECTART EDIÇÃO “ A ARTE QUE TRANSFORMA”
Atrações e oficinas
Local: Centros Culturais de Belo Horizonte
Quando: De 6 de maio a 24 de junho
Gratuito – necessária retirada de ingressos para as oficinas https://linktr.ee/
Instagram: https://www.instagram.com/
atualizado em 06/05/2023 - 08:40