Valoração pode variar entre 3% a 6%
Com a crise hídrica, as energias renováveis vêm ganhando destaque, entre elas, a solar. Mas além de ser uma opção mais sustentável e barata, ela também é responsável por valorizar um imóvel. Segundo estudos realizados pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, os imóveis com instalação de um sistema de energia solar têm uma valorização de 3% a 6%. A análise também mostrou que os compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por casas que tenham um sistema fotovoltaico instalado.
No Brasil, estima-se que é um bom momento para investir nesse segmento e também instalar painéis solares em casa. “Será um investimento a médio prazo, mas que fará a diferença na hora de pagar a conta de luz e terá uma grande valorização na hora que decidir vender o imóvel”, afirma Leandro Quintão, diretor e sócio da Amerisolar Brasil.
Hoje, quando uma pessoa pensa em adquirir um imóvel, ela também vai avaliar em como o local poderá ser útil para auxiliar na economia das contas no final do mês. “Se você fosse comprar uma casa e tivesse que escolher entre um imóvel que depende da rede elétrica e está sujeita aos aumentos de tarifa, ou uma casa que gera a própria energia e economiza até 95% na conta, qual escolheria?”, questiona.
Energia solar no Brasil
Outro ponto que mostra a vantagem em investir na energia fotovoltaica é que ela vem crescendo ainda mais, logo, a valorização do imóvel com essa instalação continuará a aumentar.
O Brasil não para de crescer no número de sistemas de energia fotovoltaica instalados. “O principal motivo disso são as altas tarifas de energia elétrica cobradas no país”, acrescenta Leandro.
Investir em energia renovável é uma das formas mais rápidas de modernizar seu imóvel. “O sistema fotovoltaico funciona com equipamentos de alta tecnologia, deixando qualquer casa com um visual mais moderno”, finaliza.
Fonte: Leandro Quintão, diretor e sócio da Amerisolar Brasil.
atualizado em 18/11/2021 - 17:05